celular

Celular bloqueado em caso de perda ou roubo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Provavelmente você conhece ou conheceu alguém que teve seu aparelho de celular perdido ou roubado, ou isso já lhe aconteceu.

Questionamentos inerentes a quem já tenha passado ou ainda passa por essa desagradável experiência são a possível utilização de seu aparelho normalmente por outra pessoa e o que fazer para impedir que alguém possa usufruir deste seu aparelho celular perdido ou roubado.

Uma alternativa muito simples para ao menos dificultar que este aparelho de celular, perdido ou roubado, possa ser utilizado seria solicitar à operadora que bloqueie o aparelho celular.

Este bloqueio pode ser feito através do código de identificação IMEI. Para quem ainda não sabe, IMEI quer dizer International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) e permite que cada celular tenha um número único, como se fosse um chassi de carro ou um código de série. Assim cada um dos milhões de celulares e smartphones fabricados todos os anos possui uma numeração única que o identifica na rede de telefonia móvel.

Para solicitar o bloqueio do IMEI do aparelho celular é obrigatório que você tenha registrado um boletim de ocorrência, indiferente se teve seu aparelho celular perdido ou roubado. Este boletim de ocorrência lhe será muito útil, pois existe ainda a possibilidade de seu aparelho ser utilizado ou associado a algum ato ilegal por seu novo “usuário”.

Com o boletim de ocorrência registrado e em mãos você pode solicitar a sua operadora que faça o bloqueio do IMEI de seu aparelho.

Mas onde descobrir o IMEI do aparelho celular?

Você encontra este código identificador na caixa do aparelho celular, em sua nota fiscal, no compartimento dedicado a bateria do aparelho celular e também pode ser obtido digitando *#06# no próprio aparelho que o código aparecerá na tela.

Código IMEI de aparelho celular

Anote e guarde o código de identificação IMEI em lugar seguro.

Enfim, esta é uma informação de importância para todas as pessoas, afinal de contas adotando algumas medidas de segurança podemos tornar menos atraente e fácil o roubo do equipamento.

Aqui em nosso blog abordamos uma grande diversidade de assuntos, desde criação de app android até melhor utilização da carga da bateria ou mesmo informações sobre segurança das pessoas ou de seus aparelhos.

Sinta-se a vontade para deixar seu comentário e compartilhar este post para que as pessoas que são importantes para você também saibam desta informação.

Sobre Adriano

Adriano Henrique Vieira é Bacharel em Sistemas de Informação. Analista de Sistemas com experiência em etapas de levantamento de requisitos, elaboração e planejamento de modelos de dados e programação nas linguagens JAVA e PHP.


  • Fabio Julio Fernandes

    parabens pelo site mt bom..

  • Fabio Julio Fernandes

    recentemente perdi meu aparelho solicitei a operadora o bloqueio através do imei o problema é q quando eu faco a consulta na blacklist n consta q esta realmente bloqueado!! tá normal como se n houvesse feito nd..